Quantas visualizações deste blog

Boas-Vindas Bonveno

Benvindo ao mundo do esclarecimento e do consolo!
Estu bonvena al klarigeca, konsola mondo!

Amigo visitante, clicando na palavra "comentários", ao fim de cada postagem, você pode escrever suas opiniões ou deixar perguntas sobre os temas lidos ou qualquer outro tema sobre o qual você queira ter uma orientação na visão espírita. Nós buscaremos responder o mais fielmente possível, inclusive indicando leituras espíritas que possam lhe ajudar a dissipar as dúvidas.Todos os textos não assinados são de nossa autoria.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA O COMBATE AOS VÍCIOS MORAIS






Todos nós temos vícios a combater e virtudes a desenvolver. A Espiritualidade responsável por conduzir os processos educativos da Humanidade terrena, constantemente nos alerta sobre a urgência da educação do Espírito, evocando a inclusão da vigilância e da oração.
Entretanto, muitos se questionam como, na prática cotidiana, se pode operacionalizar a correção das nossas negatividades.
É neste sentido que citamos, aqui, a obra do médico psicoterapeuta e homeopata Alírio de Cerqueira Filho, Psicoterapia à Luz do Evangelho de Jesus (ebm editora, 2004), onde sugere uma “técnica vivencial” por ele mesmo denominada de vigilância interior, cujo fundamento é o ensinamento do Cristo “vigiai e orai para que não entreis em tentação”.
Após uma análise bem didática do processo de mudança de atitude que, segundo o autor, se processaria em 4 fases distintas, indica-nos alguns modelos de frases que devemos repetir, somente no pensamento ou oralmente, conforme a ocasião, atentando para o fato de que estas devem ser formuladas sempre na forma afirmativa e no presente.
Inicialmente lançamos mão da PERCEPÇÃO da negatividade, depois vem a sua ACEITAÇÃO, procede-se à DESIDENTIFICAÇÃO e, por fim, buscamos a AFIRMAÇÃO dos sentimentos essenciais. O objetivo é chegar-se à transmutação do vício. Vejamos os exemplos sugeridos pelo autor e por nós:
Vício: RAIVA, CÓLERA
Frase: Um estado de raiva está tentando tomar conta de mim (percepção + aceitação), mas eu sou muito mais forte do que este estado (desidentificação). Eu sou uma pessoa serena, calma, tranquila, harmonizada (afirmação dos sentimentos essenciais).
Vício: TRANSTORNO SEXUAL
Frase: Um estado de transtorno sexual está tentando tomar conta de mim, mas eu sou muito mais forte do que este estado. Eu sou uma pessoa equilibrada, educada, sincera, respeitadora, honesta, fiel.
Vício: MALEDICÊNCIA 
Frase: Um estado de maledicência está tentando tomar conta de mim, mas eu sou muito mais forte do que este estado. Eu sou uma pessoa indulgente, benevolente, discreta, sincera, caridosa;
Cada pessoa pode montar as suas frases, conforme suas necessidades, seguindo os modelos acima, repetindo-as durante a manifestação do vício quantas vezes forem necessárias, até sentir que o sentimento egóico diminuiu.
(Sugiro a leitura do livro para aprofundamento)


2 comentários:

  1. Não tenho dúvidas dos efeitos dessa técnica. Ponha em prática durante 21 dias (seguidos) e se tornará um novo hábito. Assim, os resultados se tornarão realidade! Terás a felicidade de ter conseguido livrar-se dos seus vícios.

    ResponderExcluir