Quantas visualizações deste blog

Boas-Vindas Bonveno

Benvindo ao mundo do esclarecimento e do consolo!
Estu bonvena al klarigeca, konsola mondo!

Amigo visitante, clicando na palavra "comentários", ao fim de cada postagem, você pode escrever suas opiniões ou deixar perguntas sobre os temas lidos ou qualquer outro tema sobre o qual você queira ter uma orientação na visão espírita. Nós buscaremos responder o mais fielmente possível, inclusive indicando leituras espíritas que possam lhe ajudar a dissipar as dúvidas.Todos os textos não assinados são de nossa autoria.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

A CONSCIÊNCIA TRANQUILA E O DEVER



A consciência tranquila é uma das mais vibrantes conquistas que um ser humano pode alcançar. Ela representa a felicidade e o doce frescor advindos do reto cumprimento do dever.
De todos os deveres que fazem parte do processo evolutivo de um Espírito, o primeiro está voltado para ele próprio: o de amar a si mesmo, como filho de Deus, criado simples e sem ciência[1], porém com toda uma complexidade e uma inteligência latentes, para serem desenvolvidas pela experiência, até alcançar a perfeição relativa mais elevada.
Virão depois os deveres para com os seus semelhantes, amando-os na mesma medida que aprendeu a amar-se. Respeitando, agindo com caridade, perdoando sempre.
Em seguida há o dever para com a natureza, fonte de luz, energia, paz, aconchego, sobrevivência e equilíbrio.
O dever cumprido é fonte de alegria e paz. Não há lugar para sentimentos de culpa ou para remorsos. Não tem vez a aflição, a inquietação negativa, o conflito. A irritação e a cólera fogem para dar guarida à serenidade e à calma.
O homem e a mulher que sempre estão em dia com seus deveres, são instrumentos dóceis das mensagens do Senhor. Em todos os momentos e em qualquer lugar Deus sempre poderá com eles contar, para consolar aqueles contritos pela dor, secar a lágrima do desvalido, implantar esperança no que perdeu a fé no futuro, saciar a fome e orientar rumo ao Evangelho.
A consciência tranquila é um bálsamo ainda por poucos conquistado aqui na Terra. Mobilizemos, assim, todas as nossas forças, no sentido de construirmos estratégias que nos conduzam rumo a este oásis.
Evangelho, meditação, oração e vigilância. Auto-perdão perante nossas quedas, perdão das ofensas quando for o outro a tropeçar. Compaixão, perseverança, fidelidade até o fim.
E que possamos dizer, com Emmanuel: é preciso morrer para o mundo, para que o Cristo viva em nós[2].
Graças sejam elevadas ao Criador.



[1] O livro dos Espíritos, itens 115 e 121.

[2] EMMANUEL (XAVIER, F. C). Paulo e Estêvão. 2ª parte, cap. I

Um comentário:

  1. Consciência limpa é um dos atributos da felicidade. Como é bom fazer as coisas certas. Quando não praticamos o bem, temos sentimentos de culpa e remorso.

    ResponderExcluir